Logo utilisateur


 ♥Alpendre da casa

No alpendre estão expostos: a banca de carpintaria, uma serra, cestos, uma dorna para o vinho, uma gadanha, um cavalete para serrar madeira, uma carreta de transporte, uma manjedoura, pia que servia de bebedouro para os suínos, pia bebedouro das galinhas, uma calha de pedra do beiral da antiga casa, cunhetes de charruas e um pedaço de madeira da trave do alpendre da antiga casa.


Voir
 ♥Hall e Divisão da Vitrina

No Hall de entrada estão: a mala que utilizou Manuel Marto, no serviço militar em Moçambique; a mesa de cozinha que estava na “Casa onde nasceram Jacinta e Francisco”; uma imagem do Coração de Nossa Senhora; cabide e fotografias emolduradas.


 
   Foto panorâmica da vitrina. Clicando sobre os nomes poderá ver a imagem dos vários objectos ampliada   Divisão da casa onde se encontra uma Vitrina com várias peças Os objectos na Vitrina estão organizados em grupos de 15, apresentando-se abaixo a descrição de cada um dos objectos dos diferentes grupos: 1 - Serrotes e plainas com alguns pedaços de madeira retirados da trave que suportava o alpendre desta    casa, agora reconstruída. 2 - Pequeno quadro para adoração nocturna (30 para 31 cm) em todos os meses diante o qual rezavam os pais de Jacinta e Francisco; - Fotografias: do pai da Jacinta e Francisco, cisterna, cama onde morreu Francisco, jazigo de Francisco e Jacinta, e igreja paroquia…

Voir
  • Boas-vindas
  • Quem somos
  • Casa
  • Catálogo da loja
  • Colaboradores
  • Galeria de Fotos
  • Textos Diversos
  • Visita virtual Santuário
  • Imprensa
Rechercher
Newsletter

Contact


Laissez-nous un commentaire
Home

Habitação Dos Pais De Francisco E Jacinta
37 Rua dos Pastorinhos
Ourém - portugal
00351 964790639
franciscopmarto@gmail.com

Appelez-nous avec ce code

Net-Webdesign
Bem-vindos à Habitação dos pais de Francisco e Jacinta
> Boas-vindas

Habitação dos pais Francisco e Jacinta Marto

Bem-vindos à Habitação dos pais de Francisco e Jacinta Marto. Uma casa reconstruída pelos sobrinhos de Jacinta e Francisco, dois dos Pastorinhos de Fátima, na qual, expõem os artigos que pertenceram, a Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus e aos seus filhos, entre eles Francisco e Jacinta. Permitindo que os visitantes conheçam um pouco dos hábitos das famílias serranas de Portugal, no início do século XX, e da história dos pastorinhos de Fátima.

Esperamos que desfrutem das informações e imagens, que aqui vamos colocando!

Habitação dos pais Francisco e Jacinta Marto
Habitação dos pais Francisco e Jacinta Marto

História da casa dos pais dos Pastorinhos de Fátima 

 


Nesta casa, em Aljustrel, viveram os pais de Francisco e Jacinta, desde 1930 até falecerem (1956/1957). Manuel Pedro e Olímpia fizeram deste espaço o seu lar, após terem doado a “casa onde nasceram Francisco e Jacinta”, a João Marto (um dos filhos do casal) e à sua Esposa, Emília de Jesus.

A casa dos pais dos dois Pastorinhos foi reconstruída, em 2011, mantendo-se a traça arquitectónica da casa original, construída no século XVIII. No local do novo edifício existia, além da casa, um pequeno curral e palheiros. Também fazia parte, um anexo onde existiam outras dependências para animais, forno de cozer o pão e um pequeno quintal com figueiras, ameixoeiras e um pereiro.

Actualmente, pode visitar-se a casa, apesar de ser uma propriedade particular (familiar), onde se encontram uma série de objectos, como utensílios de cozinha, de agricultura, vestuário, terços, entre outros que pertenceram à família Marto, nomeadamente a Francisco e Jacinta (dois dos videntes de Fátima) e, ainda, documentos e fotografias da mesma família. Na casa existe também uma divisão com a lareira, reconstruída com as madeiras originais, onde os pais dos videntes, Manuel Pedro Marto e Olímpia de Jesus, se reuniam com familiares para se aquecerem nos rigorosos Invernos, onde também preparavam e partilhavam as refeições. Os bancos são os mesmos que estavam na cozinha da casa onde nasceram os videntes, num dos quais se deitava a Jacinta já muito doente. Na divisão a que correspondia o quarto pode ver-se a cama original de Manuel e Olímpia, bem como a cama onde morreu Francisco Marto. No alpendre, à entrada da casa, estão expostas algumas alfaias agrícolas.


Tweet


Réalisation logo Net-Webdesign.com© Net-Webdesign.com